Captura Volumétrica para Realidade Aumentada

Desta vez, comecei a testar modelos 3D que foram obtidos por captura volumétrica em estúdios preparados para isso. A minha idéia era testar os assets de 2 empresas que usam soluções diferentes: a 4DViews e a 8i.

Consegui resultado com a solução da 4DViews mas ainda não obtive êxito com o da 8i. Estou em contato com o suporte deles e no futuro postarei o outro resultado. Estou curioso com a proposta da 8i pois o asset fica bem menor, o que é interessante para apps de celular.

O app com a solução da 4DViews fica um pouco grande, o que é desanimador para alguns usuários fazerem o download, principalmente no Brasil.

Mas o que é captura volumétrica? Em poucas palavras, o estúdio tem várias câmeras e é um processo semelhante a uma fotogrametria, só que é uma malha para cada frame.

Estúdio 4D Views

Estúdio 8i

Meu processo foi importar o material gerado pela 4DViews e colocar dentro de um aplicativo usando o ARKit. Abaixo, está o resultado. Há uns problemas com o vídeo mas o importante era apenas testar a tecnologia. O ponto positivo é um modelo mais realista pois é uma fotogrametria quadro-a-quadro.

Só achei que o arquivo do app fica grande para poucos segundos de movimento capturado. É isto que me motiva também a testar a solução da outra empresa.

Post anterior
Mapas em Realidade Aumentada
Próximo post
App Doloroza – A Realidade Aumentada do Serjão Loroza

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.