Realidade Aumentada. Uma revolução no marketing, comércio e indústria.

Hoje vamos fazer um mergulho mais fundo na Realidade Aumentada. Vou comentar quando ela começou a ter seu espaço no cotidiano e como ela pode ser aplicada de várias formas e em contextos muito diferentes. Principalmente as inovações, no meio comercial, trazidas por ela.

A Realidade Aumentada vem sendo usada em larga escala pela indústria de games, mas as aplicações são inúmeras e não tão familiares.

O que é?

O único fator capaz de limitar a utilidade da Realidade Aumentada é a falta de criatividade. A Realidade Aumentada é uma tecnologia que vem se desenvolvendo há alguns anos e ainda vai se aprimorar muito junto a Visão Computacional e a Inteligência Artificial. Só hoje podemos ver como ela é útil para diversas áreas.

Realidade Aumentada é um recurso tecnológico que mistura a experiência real com o virtual. Ela adiciona recursos digitais em contextos do dia a dia. Ela agrega informações virtuais ao mundo real ou pode mascarar totalmente o ambiente natural em que uma pessoa está inserida.

Então, basicamente, a Realidade Aumentada funciona assim:

Alguma referência do mundo real é captado através de uma ou mais câmeras. Esta referência pode ser um objeto, uma forma geométrica, um marcador, uma imagem ou uma detecção de planos horizontais ou verticais. Uma combinação de hardware com software 3D processa rapidamente estas imagens, fazendo o rastreamento destes objetos reais, calculando uma câmera virtual semelhante a real e, finalmente, gerando os elementos virtuais para se encaixar neste ambiente real.

Efeitos práticos no dia a dia

Hoje em dia temos um grande volume de informações indo e vindo. Cada vez mais as pessoas esperam novidades, pois, com um toque de tela, o mundo inteiro pode estar nas mãos.

Com isso, as pessoas se tornam cada vez mais exigentes também. À medida que elas consomem um conteúdo com determinada qualidade, não irão gostar de consumir outro conteúdo, que tenha qualidade inferior.

Um simples exemplo disso é a inovação dos jogos para dispositivos móveis. O Pokémon Go é um dos jogos mais populares a usar Realidade Aumentada. O jogo te leva para uma jornada de ficção científica usando o GPS do celular. Toda realidade virtual do jogo é mixada com o contexto real em que o jogador está inserido.

Jogar com Realidade Aumentada e/ou Mista é uma experiência muito mais rica, melhorando a experiência do usuário, tornando-a mais marcante e inesquecível.

Harry Potter Wizards Unite

Pokémon Go

Apesar da indústria dos games ser a que mais utiliza esse tipo de tecnologia, vários outros segmentos têm se beneficiado. Por exemplo: saúde, educação, engenharia, varejo, uso militar e muito mais.

Veja algumas áreas em que a Realidade Aumentada já atua:

1- Engenharia e Arquitetura: visualização de construções civis em cima do local real onde se irá construir;
2- Decoração: visualização de móveis e objetos de decoração sobreposta ao ambiente;
3- Turismo: informações turísticas sobrepostas ao que se está observando;
4- Cultura: exposições de arte em Realidade Aumentada. Informações e animações sobrepostas a obra que está sendo admirada;
5- Educação e Treinamento: professores à distância e objetos virtuais interagem no ambiente real;
6- Medicina: imagens de anatomia onde se pode circular e observar em profundidade cada área.

Quando alguém lança um produto que se torna tão popular por sua inovação, é muito difícil esperar que as pessoas optem por algo diferente.

Então, como já era de se imaginar, líderes e gestores de muitos setores estão produzindo conteúdo para seu público alvo com Realidade Aumentada a fim de encantar e deslumbrar, ganhar destaque e ter uma vantagem gigantesca sobre a concorrência.

Se você não busca chamar atenção dos seus clientes inovando na abordagem da sua empresa, dificilmente conseguirá atrair novos olhares e clientes e manter a atenção dos antigos.

Muitas empresas têm agregado a tecnologia em favor do marketing de produtos específicos ou da empresa em geral. Em feiras de exposição, o que você acha que atrai e prende a atenção das pessoas? Um banner, um monitor com um power point ou um produto projetado em 3D no estande de exposição da empresa?

A última opção obviamente é muito mais atraente.

Aderir às novidades do mercado tecnológico é um grande diferencial. Mesmo que duas empresas usem o mesmo recurso de Realidade Aumentada por exemplo, elas podem utilizá-lo de formas distintas.

Você pode projetar um objeto no ar, pode simular uma experiência com o produto que você deseja vender, não importa. Promover uma experiência mais interativa com seu cliente aumenta a intensidade e a importância que a mesma tem para ele.

Realidade aumentada na arquitetura

 Livro de colorir da Disney RA

Veja abaixo alguns dos meus experimentos e criações mais recentes utilizando a Realidade Aumentada.

App Doloroza – A Realidade Aumentada do Serjão Loroza

Realidade Aumentada pela Web

Filtro do Facebook com RA

E se você deseja se destacar e inovar seu negócio, utilizar a Realidade Aumentada sem dúvida vai te levar para um nível mais elevado. Não se engane em pensar que é algo muito complexo que somente grandes marcas podem oferecer aos seus clientes.

Você pode oferecer um aplicativo para potenciais clientes onde o usuário pode ter uma experiência 360º, como já é muito popular para muitas marcas. Ou onde se possa ter uma experiência virtual com seu produto e, consequentemente,  aumentar o número de vendas e atrair novos olhares.

Segundo pesquisa realizada pela Interactions Daymon, com mais de 1.000 consumidores nos Estados Unidos, 71% dos entrevistados compram em um varejista com mais frequência se eles oferecem uma experiência com Realidade Aumentada.

77% dos compradores gostariam de usar a Realidade Aumentada para ver o produto e ter a praticidade de mudar a cor ou estilo da roupa na palma da mão, por exemplo.

65% dos entrevistados querem usar a Realidade Aumentada para obter informações adicionais sobre o produto.

Essa pesquisa foi realizada no ano de 2016 e já avançamos bastante de lá para cá. Adotar essa estratégia é muito mais que inovar no mercado, também se trata de ter visão do mercado.

Afinal, 72% chegaram a comprar um produto que não haviam planejado, só por conta da Realidade Aumentada.

As inovações tecnológicas favorecem muito o comércio. Com ela você:

1. Gera impacto imediato no público que você quer atingir;
2. Promove uma imagem positiva e inovadora para a sua marca;
3. Ganha mais atenção do público-alvo contra a concorrência;
4. Cria um relacionamento mais próximo entre seu cliente e seu produto;
5. E muito mais…

Implantar ações que passem uma imagem de estar à frente do nosso próprio tempo é um ponto crucial na estratégia de marketing.

Os consumidores estão cada vez mais antenados às novidades no mundo da tecnologia e, definitivamente, sai ganhando quem busca estar a par de tudo para promover a melhor experiência possível para seu público-alvo.

Quer saber como a Realidade Aumentada pode ajudar a promover o seu produto e aumentar seus lucros? Deixe um comentário ou fale comigo nas redes sociais!

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