A CULPA É DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA!

Para entender como e porque desenvolvo projetos de Realidade Virtual/Aumentada/Mista e desenvolvimento de apps, é essencial saber que peguei vários caminhos que foram frutos da Computação Gráfica. Ela é uma causa que gera até hoje inúmeras e agradáveis consequências.

A Computação Gráfica está mais inserida no nosso dia-a-dia do que pensamos. A maneira como as histórias são contadas em filmes, séries e novelas seria totalmente diferente. Provavelmente bem menos interessante, pois é dela que derivam todos os efeitos visuais que deixam os espectadores empolgados, perplexos.

Boardwalk Empire

Os Vingadores (2012)

A Vida de Pi (2012)

300 – Ascenção do Império (2014)

Para além disso, a computação gráfica criou a possibilidade de termos experiências reais em lugares distantes ou existentes apenas na imaginação. É o caso da novela Deus Salve o Rei, exibida em 2018 pela Globo.

A novela é ambientada na Europa, com referências ao Período Medieval, e a idéia inicial seria levar parte do elenco para gravar algumas cenas lá. Mas, devido ao custo altíssimo e as dificuldades de produção, esta opção se tornou inviável. Somente a direção e a equipe de efeitos visuais viajou para captar imagens que serviriam de base para se criar e montar uma paisagem inexistente.

Todas as cenas aconteceram nos Estúdios Globo. A quase totalidade das cenas que eram em ambientes externos foram captadas com fundo chroma (azul ou verde) para, em computação gráfica, se criar todo o ambiente.  Estes eram os efeitos que devem passar despercebidos (efeitos invisíveis), sem contar com as outras cenas, como batalhas e magias, que todos sabem que é fruto de trabalho dos profissionais de efeitos visuais.

Outro bom exemplo da tecnologia influenciando o resultado final de uma criação artística é no teatro. É possível se criar vários efeitos, por exemplo, com mapping ou projeção, que transformam o cenário e enriquece o que está sendo interpretado pelos atores. É a tecnologia somada aos movimentos corporais e criando uma linguagem mais impactante ainda para o público presente. Temos também o mapping em fachadas de prédios ou casas, que brincam com a arquitetura real trazendo o lúdico para nossos olhos.

Performance do grupo de dança Freelusion

Mapping no Örebro County Theater, Suécia

Sendo trabalhada em estúdio, gravada ou ao vivo, a computação gráfica é um complemento que enriquece os efeitos especiais. Explora novos territórios e ultrapassa limites, outrora impostos, apenas pelo que é real.

Recentemente, a série Game of Thrones virou motivo de piada na internet por permitir um erro que esqueceram de enviar para a equipe de computação gráfica: um copo da Starbucks no meio de uma cena na Era Medieval. Os incríveis cenários, que nos convencem de que a coisa toda é real enquanto estamos assistindo, assim como a novela Deus Salve o Rei, são brilhantes graças a computação gráfica. E muitos detalhes pequenos, que fazem toda diferença na exibição da cena, também podem ser aprimorados, graças a ela, como apagar o copo da cena. São tantos detalhes que fica até difícil mensurar a importância da computação e efeitos visuais nas diferentes formas de entretenimento.

Engraçado é quando falam que as falhas nas gravações é por culpa da Computação Gráfica.

cena do copo que esqueceram de apagar, na série Game Of Thrones

A computação gráfica é um conjunto de técnicas que transformam dados e informações em imagens gráficas reais no computador ou dispositivos com alto poder de processamento, como os celulares atuais. Assim, é possível gerar ambientes, objetos e personagens em 2D ou 3D.

Com o avanço da computação gráfica e a miniaturização dos dispositivos, o caminho foi aberto para Realidade Aumentada, Interativa e Mista. Muito do que pratiquei ao longo de muitos anos nos Efeitos Visuais, se aplica também a essas novas tecnologias. Se abstrair para uma outra realidade é reviver os efeitos visuais na Realidade Virtual. Outros Efeitos Visuais, como composição de elementos 3D na cena e “tracking de câmera”, é o trabalho da Realidade Aumentada e Mista.

Abertura do Campeonato de Beisebol na Coreia do Sul com 5G e R.A.

Supermercado em R.V.

Como comecei a trabalhar em Computação Gráfica na década de 80, onde a dificuldade era muito maior em se obter um resultado e as animações eram obtidas através de programação, isso me facilitou entrar neste mundo de apps e RA/RV. Acabou sendo um caminho natural e estou acompanhando as novidades que estão surgindo e as que estão por vir. O que me empolga é utilizar este conhecimento para uma ferramenta que está no bolso de todos.

1988

1993

2001

2013

2019

Não posso negar como é boa a sensação de ter começado tudo isso antes de se tornar algo tão comum e interessante para tanta gente. Estava com os sonhos certos, no lugar e hora certa. Devido a facilidade de acesso a programas e equipamentos de Computação Gráfica, pude participar e construir projetos incríveis. Melhor ainda, é a sensação de somar todos esses anos de relacionamento com a tecnologia, com tantas inovações que não param de surgir.

A verdade é que tantas inovações só me deixam mais entusiasmado e com um fluxo de idéias que vão e vem sem parar!

Não deixe de acompanhar meu blog e redes sociais para ficar por dentro do melhor que a tecnologia tem para nos oferecer. Principalmente se você quer usar a tecnologia como uma aliada ao sucesso do seu negócio.

Abraços.

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